Coordenador : Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389744.2201.139598.24022023
Departamento/Setor: VFI
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Crianças com autismo de 2 a 13 anos de idade inscritas no projeto ADACA.
Local de atuação: O projeto é realizado nos Laboratórios do projeto ADACA, onde temos o laboratório de Desenvolvimento (CORPSE) e o laboratório do ADACA (LADACA) local onde são realizados os atendimentos das crianças com autismo, que ficam localizados nos blocos C e B no campus do Aterrado em Volta Redonda-RJ, respectivamente.
Objetivo
Objetivo Geral: O objetivo principal deste estudo é usar o poder agregador da capoeira para trabalhar a sócio afetividade, habilidades motoras e funções executivas em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) dentro do projeto ADACA. Objetivos Específicos: - Avaliar os efeitos da Capoeira no desempenho acadêmico e na função cognitiva (atenção) desse público específico. Dado que a prática da Capoeira melhora a aptidão cardiovascular e a coordenação motora, cria um sentimento de pertencimento e cooperação ao grupo e gera sentimentos de alegria, orgulho e autoconfiança. Frequentar regularmente as aulas de Capoeira melhora significativamente as funções executivas (Controle inibitório, Flexibilidade cognitiva e Memória de trabalho). - Implementação de um aplicativo com atividades de Capoeira para auxiliar as crianças com TEA no ensino da capoeira. - Trabalhar conteúdos de capoeira de modo digital. - Trabalhar atividades de capoeira com as crianças nos ambientes lúdico e computacional do Laboratório do projeto ADACA. - Buscar estratégias para facilitar a interação, a comunicação e o aprendizado de crianças com autismo através da criação de um aplicativo com a implementação de atividades de capoeira de acordo com estudos de diversas métodos utilizados na literatura e níveis de dificuldade e também a utilização da tecnologia Android para criação das atividades para dispositivos móveis a serem utilizadas pelas crianças autistas inseridas no projeto. - Promover a interação do autista com o mundo por meio do computador, tablet e celular. - Oportunizar a aprendizagem da capoeira a partir do projeto ADACA.
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em um distúrbio que engloba comprometimento nas áreas relacionadas à comunicação, à interação e às ações simbólicas. Além disso, compromete o comportamento geral e o desenvolvimento neuropsicológico do indivíduo. Sendo a linguagem um importante processo que é afetado neste contexto, o projeto de pesquisa e extensão Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA) que está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense, Campus Aterrado em Volta Redonda-RJ, desenvolve ferramentas computacionais com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da criança autista, através de atividades complementares no ensino de português e matemática, contribuindo para a inclusão digital dessas crianças. Até o presente momento, foram desenvolvidos jogos educativos e atividades que estão sendo usados pelas crianças autistas no LADACA (Laboratório do Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas). Sabemos que a Capoeira melhora a aptidão cardiovascular e a coordenação motora, cria um sentimento de pertencimento e cooperação ao grupo e gera sentimentos de alegria, orgulho e autoconfiança. Assim, a presente proposta tem o objetivo de usar o poder agregador da capoeira para trabalhar a sócio afetividade, habilidades motoras e funções executivas em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) dentro do projeto ADACA e, além disso, criar um aplicativo com atividades de capoeira para ser utilizado pelas crianças no LADACA.